Como conter o aparecimento de escorpiões e evitar os perigos que ele traz?

Notícias | 04 de Outubro de 2024
Como conter o aparecimento de escorpiões e evitar os perigos que ele traz?

Segundo o Instituto Butantan, só em 2023, os acidentes com escorpiões dispararam em diversas regiões do Brasil, com São Paulo registrando 24,2 mil casos até julho, um aumento de 13% em relação ao ano anterior. 

 

O crescimento urbano e as temperaturas elevadas causadas pelo aquecimento global, são fatores que contribuem para a maior presença desses aracnídeos nas áreas urbanas. Para evitar encontros indesejados com escorpiões em casa, é essencial adotar cuidados específicos.

 

Os escorpiões preferem ambientes quentes e úmidos, necessitando de alimento, água e abrigo para sobreviver. O lixo doméstico, por exemplo, é um atrativo para baratas, que são a base da dieta desses animais. Eles se escondem em entulhos, redes de esgoto e outros locais escuros e úmidos e por terem corpo achatado podem passar por frestas bem estreitas sob portas e por ralos sem sifão, ou com ele seco.

 

Ao encontrar um escorpião em casa, o recomendável não manuseá-lo diretamente, mas se necessário, deve-se usar luvas de vaqueta e, por opção, empurrá-lo para um frasco usando uma pinça com pelo menos 30 centímetros. Em seguida, recomenda-se levar o escorpião ao Centro de Controle de Zoonoses do município.

 

Lembrem-se que os escorpiões são mais ativos em meses quentes, de setembro a fevereiro nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Com uma reprodução rápida, uma fêmea pode gerar de 20 a 25 filhotes, facilitando a proliferação.

 

Dicas para prevenir escorpiões:

 

Mantenha o lixo bem acondicionado;

Limpe o quintal e o jardim regularmente;

Evite folhagens densas próximas a muros e paredes;

Vede janelas com telas;

Vede frestas sob portas com rodo de borracha ou similar;

Use tapetes de borracha, telas, similar ou sifões adequados para ralos.

 

Os escorpiões são mais ativos em meses quentes, de setembro a fevereiro nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Com uma reprodução rápida, uma fêmea pode gerar de 20 a 25 filhotes, facilitando a proliferação.

 

Em caso de picada, lave o local com água e sabão e aplique compressas quentes. Busque atendimento médico imediatamente, pois os efeitos do veneno podem variar de leves a graves, podendo afetar o sistema nervoso.

 

Para mais informações, consulte o site do Ministério da Saúde. 

 

E, se em sua casa ou negócio estiver aparecendo escorpiões, não deixe de chamar a Orkin para um controle de pragas eficaz!

 

✅ Solução com a Orkin: como líder global em controle de pragas, a Orkin está equipada com conhecimento técnico avançado e soluções personalizadas para cada tipo de negócio. Nossos métodos são desenhados para controlar e prevenir a presença de pragas, restaurando a segurança do seu espaço de trabalho e protegendo o valor da sua marca.

 

Com a Orkin, você receberá:

 

 

Vamos
conversar?

Não espere mais: encontre agora o plano de tratamento vital para suas necessidades!

Entre em contato conosco e agende agora mesmo uma visita GRÁTIS!

Garanta já seu lugar exclusivo em nossa newsletter
e tenha acesso a informações e novidades!

Fale pelo WhatsApp